VENDER ROUPAS: AS 6 COISAS QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE SABER

Hoje em dia o mercado da moda está cada vez mais competitivo, e se não nos diferenciarmos dos concorrentes vamos ter que abrir mão cada vez mais a nossa margem de lucros, e entrar em uma guerra de preços.

Por isso é preciso uma estratégia de marketing inovadora e boas ideias para alcançar o aumento das vendas com uma boa margem de lucro, fidelizar e conquistar mais clientes.

O mais importante é fazer com que as pessoas sintam que você oferece as melhores roupas, o melhor serviço ao cliente e as melhores ofertas.

 

Então, estas são as as 6 coisas que você não pode deixar de fazer ao vender roupas:

1.      MOSTRAR OS BENEFÍCIOS

 

Ao oferecer uma peça ou um look aos seus clientes, você deve sempre mencionar os benefícios que aquele produto vai trazer para eles. Mostre como estes benefícios irão resolver os problemas dos clientes.

 

Por exemplo:

“O tecido deste determinado vestido vai poupar o tempo da pessoa, porque é fácil de passar.”

 

“Esta calça de cirre é ótima para usar durante todo o dia, pois é muito confortável, além de ser uma peça muito elegante.”

 

“Ou este look é perfeito para uma sexta-feira casual e cobina com os sapatos que estão na moda.”

2.      OFERECER QUALIDADE

 

A não ser que você seja uma loja de 1,99 ou tudo por R$ 10,00, você deve oferece sempre produtos de qualidade aos seus clientes.

 

Apesar de muitas vezes ter um valor mais alto, as roupas de qualidade tornarão a sua loja mais conceituada e atrairá clientes que não procuram apenas preços e só ficam pedindo descontos.

 

É ai que você conquista um cliente fiel, e este vai fazer o melhor e  mais barato marketing que existe, que é o boca a boca. Invista em peças de qualidade e você não vai se arrepender.

3.    CRIE UM VÍNCULO COM SEU CLIENTE

Para quem vende roupas, principalmente para mulheres, é muito importante desenvolver um relacionamento com o cliente, criar vínculos emocionais, estar próximo e entender verdadeiramente as necessidades particulares de cada um.

E para isto, é necessário fazer a pessoa sentir-se especial e única, não somente como estratégia comercial, mas principalmente porque ela é realmente o elemento mais importante em seu negócio.

Faça com que o cliente se identifique com você, que ele se sinta confortável durante a conversa, ofereça as peças que você sabe que ela vai gostar, diga que ligou ou trouxe a peça porque lembrou dele.

Seja honesta com seu cliente, não diga que a peça vestiu bem quando não for verdade, isso pode até ajudar a fechar a venda, mas isso fará com que o cliente se sinta enganado e nunca mais volte a comprar com você.  

Qualifique-se, saiba quais as novidades do mercado, conheça bem o sobre seu produto, fale sobre o caimento, o tipo de tecido e a costura de qualidade que as suas peças oferecem.

Fidelize o seu cliente sempre, faça um acompanhamento no pós-venda, mostre preocupação, ligue para saber se o produto atendeu às expectativas, pergunte se houve algum problema. E quando este problema acontecer resolva, não fique enrolando o cliente e inventando desculpas.

4.      DESCONTOS AOS EMPREGADOS E FAMILIARES

Não importa quão grande ou pequeno seja seu negócio de roupas, os funcionários e seus familiares gostam de receber desconto. Dê um passo adiante oferecendo vendas especiais apenas para funcionários.

Se você já oferece aos funcionários um desconto de 20%, por exemplo, designar um dia por mês, quando os funcionários podem receber 10% adicionais de todas as mercadorias além do desconto.

Os descontos de amigos e familiares são outra boa maneira de aumentar as vendas em sua loja de roupas.

Além disso, eles irão fazer um ótimo marketing dos seus produtos ao usarem as roupas, e farão isso de bom grado devido aos benefícios que tiveram ao comprar mais barato.

5.    ANUNCIE E VENDA ROUPAS NO INSTRAGRAM

 

Hoje em dia o instragram é uma excelente ferramenta de vendas. A taxa de engajamento de anúncios patrocinados no Instagram é cerca de duas vezes superior à do Twitter e do Facebook.

 

As pessoas que visitam lojas online via Instagram também gastam de 40% a 62% mais tempo no site em comparação com as que vêm de outras redes sociais.

 

Com 400 milhões de usuários este é o lugar ideal para você encontrar seus clientes. É por isso que eu recomendo que você comece a vender no Instagram o mais rápido possível.

6.    ESTIMULE AS VENDAS OFERECENDO COMISSÃO

Se você tem um ou mais vendedores, crie um programa de comissão, esta é uma das primeiras táticas que uma loja deve implantar para aumentar as vendas, e isso sempre dá certo, porque o dinheiro é um grande motivador, especialmente no varejo onde os salários são tradicionalmente baixos.

Ao apresentar um plano de comissão, você pode motivar sua equipe a vender mais roupas. E, além de diminuir as possibilidades de desmotivação dos vendedores, cria um bom ambiente de trabalho e novos desafios, o que consequentemente aumenta os resultados dos vendedores.

Seu plano pode ser tão simples como um bônus semanal para alcançar metas de vendas ou com a introdução de uma porcentagem de comissão sobre as vendas.

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